domingo, 27 de junho de 2010

PERGUNTA-GATILHO

Todas as crianças, a partir de certa idade, perdem o interesse pelo desenho?

Esta é a minha questão inicial que faz parte das atividades de formação para professores do projeto Escola Conectada do Instituto Ayrton Senna.

Nas conversas dentro do ambiente virtual Escola Conectada, esta questão dispara o que chamamos de PA (Projetos de Aprendizagem), eu chamo de pergunta-gatilho. Apesar de ser absolutamente avessa ao uso de qualquer tipo de arma, os conceitos  alvo-gatilho-perseguição-espreita  me parecem metáforas interessantes para estratégias educativas. A pergunta envolve um interesse pessoal acerca de determinado assunto e gera um movimento de investigação e um encontro com o aprender

Em breve neste espaço, descobertas e dúvidas sobre o assunto. Por enquanto deixo esta imagem que propões uma inversão do suporte de desenho, a folha de papel sulfite se torna a linha e o espaço o suporte.

                      foto: Paula K


Um comentário:

  1. Oi, Paula!
    obrigada pela visita ao meu blog e pelos comentários tb. Agradeço à sugestão dos seguidores (já adicionei o botão e estou seguindo o seu!)
    O seu blog também é otimo!
    Bjs

    ResponderExcluir